Postado por Segue-me |

A morte.

Após os últimos acontecimentos, as perdas que nossas famílias tiveram com o falecimento do Clenio (irmão da Vania, Cida, Elaine) com o falecimento do Seu Salomão (pai do Francisco e Saúl) relembrei-me destas sensações, estas memas que tive o ano passado com perdas tão próximas e sendo assim, tão fortes. Falo, aqui, da morte. O que é a morte? é a passagem? é a perda? é a separação? é o fim? é o início?

Li num blog e resolvi postar aqui, o que um professor escreveu sobre o tema. Antunes Weide faz estes questionamentos "Mas o que é morte? Uma nuvem negra que paira sobre a vida humana? Um ponto aparentemente desconhecido, na periferia de uma gaussiana? Um animal feroz e incansável correndo atrás de sua presa e essa sabendo que se tropeçar, cansar-se ou não for rápida e esperta o suficiente, fatalmente será alcançada?

Willian Randolph Hearst proibiu que se usasse essa palavra, morte, na sua presença. Filipe II, rei da Macedônia e pai de Alexandre, o Grande, ao contrário, chegou a designar um empregado para que diariamente lhe dissesse: “Lembre-se, Filipe, de que você vai morrer”.

D. José Policarpo diz que católicos não devem ter medo da morte. O arcebispo de Lisboa considerou, na habitual homilia pascal, que a noção de pecado incutiu no homem "o medo de morrer", alterando "a própria compreensão" da existência, com a morte a apare- cer "como a negação da vida", quando devia ser a passagem para a plenitude da vida. "A morte é um processo biológico normal e inevitável, que atinge toda a criação. As consequências do pecado fizeram-se sentir na dimensão psicológica e espiritual da morte, ou seja, na maneira de viver a morte", disse D. José Policarpo na homilia do Pontifical da Ressurreição do Senhor, na Sé Patriarcal de Lisboa. Entre as consequências do pecado surge "antes de mais, o medo de morrer", quando, "num quadro de justiça não manchada, a morte seria desejada como passagem para a plenitude definitiva da vida". É necessário, assim, que se recupere "o verdadeiro sentido da vida", dado que será dessa forma que "se resgata a morte e se lhe restitui o sentido de passagem para a vida definitiva", disse D. José Policarpo, acrescentando que "o aspecto mais grave" da alteração verificada no sentido da vida e da morte "é o deixar de se acreditar na vida depois da morte". "Embora não seja fácil arrancar completamente do coração humano a esperança na vida depois da morte, há em todos os tempos, e hoje são muitos, homens e mulheres que vivem como se a vida acabasse na morte, o que altera profundamente o sentido da vida, a maneira como se vive", afirmou o cardeal-patriarca. Assim, "a morte e ressurreição de Cristo, porque liberta o homem do pecado, redime a morte do seu sentido dramático de fim de vida, e volta a dar-lhe o sentido da passagem para uma vida plena e definitiva".

Este último me deixou mais tranquilo, pois, sou católico e acredito na ressurreição. Assim, sabendo que Cristo é vida, todos os que estiverem com Ele estarão em vida eterna. Morrerão para o pegado e ressucitarão em Jesus. Deus sempre transforma a morte em vida e momento de nosso desespero em vida em abundancia. Deus promete a nova volta do Povo a sua terra e desse restaura a esperança dos exilados para a vida, a paz e a felicidade. Deus não nos deixa na morte e no tumulo do desespero mas para esperança que gera vida e liberdade.
O apostolo Paulo lembra que o Espírito de Deus ressuscitou Cristo e o introduziu na glória do Pai.No Batismo, cada cristão, recebe mesmo Espírito, que dá vida. Assim, faremos parte do novo Povo de Deus, nas águas do Batismo que gera vida nova na graça de Cristo que ilumina toda a vida pessoa.(Rm 8,8-11)

A morte é apenas a passagem para a vida plena. A Igreja nos mostra a Ressurreição de Lazaro que é um sinal que prefigura a Ressurreição de Cristo. No Batismo morremos para o pecado e nascemos para nova vida da graça. Assim, queridos irmãos e irmãs, somos chamados a ser discipulos de Cristo, mensageiros da vida nova para todos e ser sempre anunciadores que em Cristo somos totalmente integrados no Reino que leva para a eternidade sem fim. Amém
Fiquem na Paz do Deus que é Amor.

Luciano Queiroz.