CATÓLICOS CELEBRAM A FÉ
A partir de hoje (13/05), Brasília vai receber um dos maiores eventos religiosos do país, o 16º Congresso Nacional Eucarístico. Até o próximo sábado, todos os bispos da igreja católica — 300 no total, representantes de todas as dioceses do Brasil — estarão na cidade para celebrar a fé na transformação do pão em corpo e do vinho em sangue de Cristo, ou, como os católicos nomeiam, o santíssimo sacramento do altar. O encontro deste ano tem como tema Fica conosco, Senhor! e deve reunir 300 mil pessoas, ao longo de quatro dias. O evento é realizado a cada cinco anos. A edição deste ano ocorre em Brasília em comemoração ao cinquentenário da capital. Haverá celebrações de missas, palestras, além de vários momentos de confraternização.
Além das demonstrações de fé, os religiosos vão manifestar à sociedade, por meio de palestras, as visões sobre temas polêmicos como o aborto, as pesquisas com células-tronco e a pedofilia. A programação contará, pela primeira vez, com um simpósio de bioética, que ocorrerá amanhã, das 8h às 17h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Origem
O Congresso Eucarístico ocorre a cada cinco anos e a última edição foi realizada em Florianópolis (SC). Brasília recebeu uma edição do evento em 1970. A origem da celebração tem raízes na Festa do Corpo de Deus (Corpus Christi), instituída pela Igreja na Idade Média. Quando surgiram dúvidas sobre a presença real de Cristo no pão e no vinho, muitos cristãos sentiram a necessidade de mostrar, em público, sua fé. Em 1246, na Diocese de Liège, na Bélgica, começou a celebração pública da eucaristia. Em 188, ocorreu o primeiro Congresso Eucarístico Internacional, na França. No Brasil, os Congressos Nacionais começaram na Bahia, em 1933.
Leilane Menezes
Correo Web - www.correiobraziliense.com.br
Publicação: 13/05/2010