Postado por Segue-me São Sebastião |

Retrospectiva JMJ 2013



Jovens do nosso núcleo participaram da maior reunião de jovens católicos do mundo; a XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e teve como tema o versículo do Evangelho de Mateus: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações! (Mt. 28, 19).

“No total, mais de 3,5 milhões de pessoas participaram da JMJ Rio 2013, que contou com eventos em Copacabana, Quinta da Boa Vista, Rio Centro e em diversas paróquias da cidade. A cerimônia de acolhida do Santo Padre, na quinta-feira, 25/07, reuniu 1,2 milhões de pessoas em Copacabana, enquanto a via-sacra chegou a 2 milhões na sexta-feira, 26/07. Na vigília, cerca de 3,5 milhões de jovens estiveram na praia de Copacabana.”

A renovação da fé e da esperança é o principal legado que a JMJ Rio2013 deixará no coração dos jovens, de acordo com Dom Orani. “Os jovens levaram consigo uma experiência de fé, de esperança muito grande. Tenho certeza de que jamais esqueceremos. Os jovens já são protagonistas hoje. O meu coração está muito agradecido”, destacou. O arcebispo disse ainda que está sendo viabilizada a criação de um instituto para a juventude que terá a responsabilidade de guardar as experiências da JMJ Rio2013 e trabalhar pelos jovens.

Durante a JMJ Rio2013 o Papa Francisco pediu que todos os jovens sejam protagonistas de suas vidas e não fiquem parados na varanda da história. Milhões de jovens voltaram para casa com um compromisso para o seu futuro: envolver-se, dar-se inteiramente pelo Evangelho e por Jesus Cristo.

E para quem não foi, ficou a pergunta. Qual o sentimento de ter participado da Jornada? Essa pergunta foi feita a dois seguidores do nosso núcleo que estiveram lá.

O Seguidor Grégory Lima Coelho diz que:

“ Foi simplesmente incrível. Sentimento de dever cumprido como jovem da igreja, de poder ter feito parte dos 3,5 milhões e talvez convertido alguém de forma pacífica. Foi lindo tudo o que aconteceu ,em todos os sentidos, não só por ver que a nossa igreja continua viva no coração de milhares de jovens dos mais diferentes países ou por estar a 3 metros do Santo Padre. Não, as coisas que mais me chamaram a atenção foram: Poder rezar e cantar livremente, em vários idiomas, dentro dos meios de transporte. Tentar explicar o que era o Segue-me em 'espanglês'. Se deparar com bispos e freiras andando entre a multidão e conversando, respondendo perguntas, cantando e comendo no McDonalds, ali do nosso lado. Eu consegui literalmente tirar um grande peso das costas quando acabou a peregrinação, pois nós andamos 12km com toda a bagagem e ainda tivemos que dormir na areia. Grande parte desse peso foi tirado ao me confessar após 7 meses e voltar a comungar novamente. Só vivendo pra poder entender, infelizmente é assim.”


Lucivam Costa também fala sobre a emoção de participar da jornada:

“Falar sobre a JMJ é sempre um desafio porque ela é muito grande, tanto quanto evento como no que deixa na gente. Será tempos e tempos ruminando tudo o que a Jornada me proporcionou e ainda não posso dar uma conclusão do que isso fez na minha vida, é muito cedo.
Mas, falando de sentimento posso dizer, numa análise superficial, que foi um sentimento de pertença. Eu faço parte. Sou integrante de uma Igreja tão rica em diversidade, paz e amor. Me senti no caminho certo dentro da unidade que Cristo Jesus gera no mundo inteiro. A mim confirmou o que eu já sabia: meu lugar é aqui. Este é o caminho que devo seguir, estou andando no rumo certo, e não sozinho, mas com uma multidão de fiéis no mundo inteiro e na companhia do próprio Deus pai, filho e espírito santo. Me senti agradecido por Deus me permitir fazer parte de tudo isso, não só da Jornada, mas da Sua vida. Eu, um ser tão pecador, imperfeito e que erro por tantas vezes, não mereço tudo o que Ele me proporcionou – e tem me proporcionado – viver, em especial na JMJ. Sentimento de não estou só, nunca. Eu sou membro desse corpo místico de Cristo e que devo agir como tal. Sou enviado como Igreja para que Deus seja conhecido e amado por outros assim como já acontece comigo.”


A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será sediada pela Cracóvia (Polônia), em 2016, cidade onde morava o beato João Paulo II. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco na manhã de domingo, 28/07, durante a Missa de Envio da JMJ Rio2013.

"Queridos amigos, não se esqueçam: Vocês são o campo da Fé! Vocês são atletas de Cristo! Vocês são construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor". (Papa Francisco no discurso de cerimônia da vigília JMJ Rio2013)



Texto por: Jéssica / Wesley