Postado por Segue-me |

OS SÍMBOLOS DOS EVANGELISTAS

Estes quatro símbolos foram extraídos da visão tida pelo profeta Ezequiel (confira Livro de Ezequiel, capítulo I, versículo 10). O profeta vislumbra a Glória de Deus sobre um carro (em hebraico: merkabah). E o carro tinha quatro rodas imensas que iam da terra ao céu. E em cada roda havia uma figura: a de um anjo, a de um leão, a de um boi, e a de uma águia.
A tradição cristã conferiu aos evangelistas o simbolismo desses quatro animais.

Um dos Padres da Igreja, São Jerônimo viu aí, com muita clareza, o indicativo dos quatro Evangelhos.

Um homem alado simboliza o evangelista São Mateus, que inicia o seu evangelho com a genealogia de Jesus Cristo, mostrando a sua origem e descendência humanas.( Mt 1).

.

Um leão alado simboliza o evangelista São Marcos, que inicia o seu Evangelho falando de João Batista, a voz que clama no deserto (Mc 1,1-25). Daí, o leão representando as feras que habitam o deserto.

.

Um touro alado simboliza o evangelista São Lucas, que inicia o seu Evangelho falando do sacerdote Zacarias, cuja função era oferecer sacrifícios no templo. Daí, o touro representado os sacrifícios oferecidos (Lc 1,25).

.

Uma águia simboliza o evangelista São João, que entre os quatro, é o maior teólogo. Ele inicia seu Evangelho de cima pra baixo: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava junto de Deus" (cf. Jo 1,1-5). Daí a águia, por ser a ave que voa mais alto e faz os seus ninhos nos montes mais elevados.


Também o livro do Apocalipse apresenta esse simbolismo: Um ser semelhante a um homem (Mateus), Um ser semelhante a um leão (Marcos), Um ser semelhante a um touro (Lucas), Um ser semelhante a uma águia (João) (Confira Livro do Apocalípse, capítulo 4, 6-8).


Escrito por padre Sandro Rogério