Missa da Juventude e Vigília das horas
"No centro do Brasil, Brasília. No centro de Brasília, a Eucaristia. No centro da Eucaristia, o Amor de Deus. No centro do Amor de Deus, os jovens"
Terminada a Santa Missa da Juventude, iniciou-se de imediato a Vigília Eucarística. Com Jesus exposto no Santíssimo Sacramento, no altar-monumento do XVI CEN, Dom Claudio Hummes, enviado especial do Papa Bento XVI, iniciou o momento de adoração. Logo de início, o Prefeito da Congregação para o Clero quebrou o protocolo e convidou os jovens para ocupar o altar-monumento, nos lugares antes ocupados pelos diáconos, padres e bispos, para um "encontro com Jesus". "Para se encontrar com Jesus, precisamos estar perto", disse Dom Claudio.
Dom Claudio iniciou este momento incitando os jovens a, em silêncio, se encontrar com Jesus Eucarístico e "conversar com Ele". Ao falar com os jovens, Dom Claudio Hummes relembrou as palavras do Papa na última Jornada Mundial da Juventude. Nesse contexto, o enviado especial de Roma levou os jovens no XVI Congresso Eucarístico Nacional à uma profunda e intensa oração na presença do Cristo.
Em seguida, Dom Eduardo da Silva, responsável pelo Setor Juventude no Brasil da CNBB, iniciou um momento de adoração com música e reflexões. "No centro do Brasil, Brasília. No centro de Brasília, a Eucaristia. No centro da Eucaristia, o Amor de Deus. No centro do Amor de Deus, os jovens", disse o bispo aos jovens, iniciando seu momento de adoração com a juventude.
Por Kássio Borba